quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ônibus com universitários bate e mata 18 pessoas em rodovia de São Paulo

Um ônibus da Companhia União Litoral, com pelo menos 46 pessoas a bordo, capotou por volta das 23h desta quarta-feira na Rodovia Mogi-Bertioga. Segundo informações do programaBom dia Brasil, da TV Globo, 18 pessoas morreram. No início da manhã, o Corpo de Bombeiros informava 16 óbitos e 31 feridos, alguns em estado grave. O motorista também estaria entre os mortos, segundo a TV Globo.
De acordo com as equipes de socorro, o veículo levava estudantes das Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Brás Cubas para a cidade de São Sebastião, no litoral paulista. Também estariam no coletivo alunos da escola técnica estadual (Etec) de Mogi. O acidente ocorreu no km 84, entre Mogi das Cruzes e Bertioga. Ainda segundo informações dos bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo e colidiu de frente com um rochedo na pista contrária.
Pelos menos 20 viaturas e 67 homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além de oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do litoral, atenderam a ocorrência. Grupos de outras cidades litorâneas também foram deslocados para prestar atendimento às vítimas. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) estavam no local ainda no início da manhã desta quinta-feira, 9, uma vez que o tráfego teve de ser bloqueado nos dois sentidos.
Publicidade
Causas
O capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, informou à Rede Tribuna que havia muita neblina no momento do acidente. Pelo menos quatro ônibus faziam a travessia em comboio, incluindo o que sofreu o acidente.
Os motivos que levaram o motorista do coletivo, um fretado de prefixo 4900, a perder o controle, ainda serão investigados. Por volta de 1h desta quinta, o Corpo de Bombeiros informou que as vítimas estavam sendo atendidas no Pronto Socorro de Bertioga e em outras unidades de saúde da região.
Fonte : Jornal de Fato 

Caern disponibiliza conta de água adaptada para deficientes visuais

Contas podem ser adaptadas em sistema braile
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) oferece aos seus consumidores a conta de água em braile, promovendo a inclusão das pessoas que possuem deficiência visual no Rio Grande do Norte. Embora a Caern esteja preparada para atender a demanda, até o momento, não há registros de solicitação desse serviço no Estado.
“Temos disponibilidade do serviço, mas até agora ninguém fez a solicitação”, diz Jordas Moreira, chefe da Unidade de Cobrança, Fiscalização e Arrecadação.
A conta de água em Braille está disponível há pouco mais de dois anos no site da companhia, cumprindo o decreto Estadual 14.262 de 2011.  Para obtê-la, o consumidor precisa acessar o site www.caern.com.br e clicar em ‘’Loja Virtual”.
Abre-se uma nova aba, que solicita a digitação da matrícula que consta na conta mensal de água do consumidor. Em seguida, surge a opção de escolher o serviço de conta em Braille.
Alguns dados precisam ser preenchidos para efetuar o cadastramento. O consumidor vai digitar o nome do solicitante, telefone para contato, e-mail, órgão expedidor, RG e CPF. Após a conclusão, um e-mail de confirmação do processo é enviado ao correio eletrônico do solicitante. E pronto. Todo mês, a conta de água vem devidamente adaptada.
No entanto, a 2ª via da conta de água, quando solicitada pelo cliente, vem padronizada, sem alterações para o braile. Isso porque a impressão da 2ª via é feita na hora, enquanto que a conta adaptada necessita de um planejamento prévio para ser preparada.
Fonte: O mossoroense