quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Agricultor faz armadilha contra ladrão de mandioca e três são presos

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

Três homens foram presos após furtarem raízes de mandioca de um sítio às margens da rodovia Anhanguera, em Jardinópolis (349 km de São Paulo). O agricultor percebeu o roubo e preparou uma armadilha na estrada de terra que dá acesso ao local. Ao serem abordados, os ladrões fugiram e passaram com o carro por uma tábua com pregos que furou os quatro pneus do carro.

Os marginais fugiram até um posto de combustível, mas foram seguidos pelo agricultor, que chamou a polícia. Ninguém ficou ferido.

Os três ladrões invadiram o terreno por volta das 22h de domingo e carregaram um veículo com cerca de 30 quilos de mandioca. Incomodado com os sequentes furtos à sua propriedade, Antonio Matiusso, 66, havia preparado uma série de tábuas com pregos e, enquanto os criminosos enchiam o porta-malas do carro, ele preparou a armadilha.

"Já tem mais de seis meses que estão levando nossa mandioca. É uma absurdo tirar o que é dos outros. Nós não temos dinheiro para cercar, então fica fácil pra eles", conta Marilda Matiusso, mulher de Antonio.

Para deter os ladrões, ele derrubou algumas hastes de um bambuzal que fica próximo ao seu terreno, impedindo o tráfego em parte da pista de terra. No restante, espalhou tábuas com pregos e as camuflou em meio à terra.

Depois de preparar a armadilha, ele e seus filhos foram em direção aos ladrões. Ao perceberem a aproximação do grupo, os ladrões entraram no carro e fugiram.

Com os pneus furados, o veículo seguiu até um posto de gasolina a cerca de dez quilômetros do sítio. Eles foram seguidos pelo agricultor, que chamou a polícia. Os criminosos chegaram a chamar um guincho, mas a polícia chegou ao local antes que o carro fosse removido.

Prisão

Abordados pelos militares, os envolvidos inicialmente negaram o crime, mas após revista no porta-malas do veículo foram encontrados os 30 quilos de mandioca. "Estavam até com as folhas. Se for contar tudo, já roubaram umas 150 caixas de mandioca, quase R$ 10 mil de prejuízo", conta Marilda.

Rogério Sacelli, 30, Elvio Ortega,34, e Denilton Cunha, 31, todos moradores de Ribeirão Preto (SP), foram ouvidos e encaminhados ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Ribeirão Preto, onde permanecem à espera de uma vaga no sistema carcerário. Eles responderão por furto e formação de quadrilha. Se condenados, estão sujeitos a até oito anos de prisão. A reportagem tentou falar com os advogados dos acusados, mas foi informada pela Polícia Civil que nenhum deles iniciou representante até o fechamento da matéria.

Vizinhos elogiaram a armadilha

Entre os vizinhos sitiantes de Matiusso, a medida foi elogiada. "Aqui roubam demais. Levaram gado, mandioca, até cana eles vem pegar. O Toninho foi mais esperto que eles, cansou de ser roubado. Ainda bem, tomara que diminuam os roubos", disse Silvério Ferreira Chagas, 51, criador de gado que tem um sítio na mesma região.

Matiusso afirmou que espera que, com a ação, os criminosos diminuam o ritmo dos furtos. Ele contou ainda que está preparando novas armadilhas. "Como já peguei três, eles certamente vão `ficar espertos` com essa técnica. Mas eu já preparei mais armadilhas de outros tipos. Se vierem, espero pegar mais deles", explicou. "O que não falta é gente querendo roubar minha mandioca. Tem muito ladrão", disse.

Prefeitura de Encanto encerra com ano com finanças equilibradas e tocando de forma simultânea 05 obras.

A Prefeitura Municipal de Encanto, termina o ano de 2015 com as finanças equilibradas, com todos os fornecedores, prestadores de serviço e funcionários rigorosamente em dia, com excessão apenas de profissionais do magistério que receberão o mês de dezembro no próximo dia 10 de janeiro.

O Prefeito, Alberone Neri, que concedeu hoje entrevista ao Programa Grande Jornal Cultura da Rádio Cultura do Oeste, disse que o pequeno atraso do magistério se da por irresponsabilidade do governo federal que desde novembro não repassa o dinheiro da categoria, e a prefeitura bancou com recursos próprios o mês de novembro e o 13º salário, sendo que o mês de dezembro será pago dia 10 de janeiro.

O gestor Encantense citou que, o equilíbrio financeiro e fruto de todo um trabalho feito com os pés no chão e dentro das limitações orçamentárias do município, assim, a prefeitura de Encanto encerra o ano de 2015 completamente adplente e tocando de forma simultânea 05 obras que consomem recursos superiores a R$ 1.500.000,00.

Estamos construindo a passos largos, o Pórtico, a urbanização da Ponta da Serra a entrada da cidade e 03 quadras de esportes cobertas nos sítios, Terra Boa, Sanharão e Conceição.

Alberone cita que apesar da crise econômica, aliada a queda substancial no repasse do FPM que afeta as finanças das Prefeituras do país, o seu governo tomou medidas duras para conseguir manter equilibradas as contas do município, como marca de um governo que tem o olhar voltado para o futuro e o progresso.

Fique atento: Bancos fecham amanhã e só reabrem 4 de janeiro

Hoje (30) é o último dia do ano que as agências bancárias em todo o país funcionam normalmente. Os bancos fecham amanhã para o atendimento ao público. O trabalho será interno para fechamento de balanço do ano. Eles só reabrem na próxima segunda-feira dia 4 de janeiro de 2016. As contas com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas podem ser pagas no dia 4 de janeiro, sem a incidência de multa por atraso.

A Federação Brasileira de Bancos orienta o público a utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes autorizados para realizar operações bancárias. As contas com códigos de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos. Outra orientação importante é em relação aos cheques. Um dos erros mais comuns no preenchimento dos talões é escrever o ano que passou. Muitos clientes não se dão conta que precisam datar os cheques com o novo ano. Para evitar transtornos, é bom ficar atento: a partir do dia 1º de janeiro os cheques devem ser preenchidos com o ano de 2016.

DA REDAÇÃO COM BLOG DO MARCOS DANTAS