A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu no final da manhã desta quarta-feira (27) o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o General de Exército José Elito Carvalho Siqueira. O encontro teve como objetivo apresentar os mecanismos de segurança que serão adotados em todo país durante a realização da Copa do Mundo de 2014.
Para o Ministro, a Copa das Confederações foi um teste para o Mundial de Futebol. “Estaremos por pelo menos 30 dias empenhados em evitar problemas e, para isso, precisaremos de mais recursos humanos e de integração entre os órgãos que fazem a segurança do país”, afirmou.
A Governadora Rosalba Ciarlini falou das ações que já estão sendo desenvolvidas no Estado e destacou a importância do trabalho conjunto de todas as entidades envolvidas com a Copa. ”No Rio Grande do Norte estamos em um processo para integrar forças pela segurança, e na Copa não será diferente. O Estado dará todo o apoio possível para o evento transcorrer sem falhas”, disse.
Participaram da reunião o Oficial de Inteligência Wilson Roberto Trezza, Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); Oficial de Inteligência David Bernardes de Assis, diretor do Departamento de Contrainteligência da ABIN; Gen Div (RR1) Rubem Peixoto Alexandre, da Secretaria de Acompanhamento de Estudos Institucionais (SAEI/GSIPR); Cel. Pinto Sampaio, ajudante de ordens do Gen. José Elito; Sgt Fábio Backes; Daiene Bittencourt, da Secretaria de Acompanhamento de Estudos Institucionais (SAEI/GSIPR); Oficial de Inteligência Carlos Alexandre Correa Leite, analista da SERN/ABIN/GSIPR; além dos secretários de segurança, Aldair da Rocha; da Secopa, Demétrio Torres; e da Comunicação, Paulo Araújo.
Na tarde desta quarta-feira (27), acontece uma reunião promovida pelo Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e pela Oficial de Inteligência Isa Machado Brandão Oliveira, Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Rio Grande do Norte. O encontro é o primeiro de uma série que deve acontecer até a Copa do Mundo 2014, e reunirá cerca de 30 instituições do Estado dedicadas ao trabalho de Inteligência.
Assecom-RN