A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) oferece aos seus consumidores a conta de água em braile, promovendo a inclusão das pessoas que possuem deficiência visual no Rio Grande do Norte. Embora a Caern esteja preparada para atender a demanda, até o momento, não há registros de solicitação desse serviço no Estado.
“Temos disponibilidade do serviço, mas até agora ninguém fez a solicitação”, diz Jordas Moreira, chefe da Unidade de Cobrança, Fiscalização e Arrecadação.
A conta de água em Braille está disponível há pouco mais de dois anos no site da companhia, cumprindo o decreto Estadual 14.262 de 2011. Para obtê-la, o consumidor precisa acessar o site www.caern.com.br e clicar em ‘’Loja Virtual”.
Abre-se uma nova aba, que solicita a digitação da matrícula que consta na conta mensal de água do consumidor. Em seguida, surge a opção de escolher o serviço de conta em Braille.
Alguns dados precisam ser preenchidos para efetuar o cadastramento. O consumidor vai digitar o nome do solicitante, telefone para contato, e-mail, órgão expedidor, RG e CPF. Após a conclusão, um e-mail de confirmação do processo é enviado ao correio eletrônico do solicitante. E pronto. Todo mês, a conta de água vem devidamente adaptada.
No entanto, a 2ª via da conta de água, quando solicitada pelo cliente, vem padronizada, sem alterações para o braile. Isso porque a impressão da 2ª via é feita na hora, enquanto que a conta adaptada necessita de um planejamento prévio para ser preparada.
Fonte: O mossoroense
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