Nas três edições anteriores assim como na atual, a temática foi selecionada a partir das problematizações em ambiente de ensino e pesquisa e revelaram emergências que deveriam ser contempladas. Entendemos que a abordagem dos Mega Eventos Esportivos mais que oportuna, é reflexo de um momento com intensas implicações para toda a sociedade Brasileira, e neste sentido, um sólido o argumento para um investimento no debate acadêmico.
A realização da Semana de Educação Física, Esporte e Lazer do Cameam tem conseguido ao longo dos anos agregar junto a si, temáticas, produções e debates de qualidade e intensas representações para o curso e a área. Entendemos que são nestes espaços de diálogo que ocorrem as trocas mais problematizadoras e significativas, razão pela qual investimos nossos esforços em proporciona-los. Foi assim na primeira edição ocorrida em 2008 sob a coordenação conjunta dos professores Bertulino José de Souza e João Carlos Nunes Dias ao discutir a Produção do Conhecimento em parceria com CBCE - RN (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Rio Grande do Norte), apoiados pela CODESP-RN (Coordenadoria de Desporto) da Secretaria Estadual de Esportes, onde tivemos como um dos produtos mais importantes, a elaboração e publicação na Revista Holos - IFRN/Natal, das conferências do evento; ou, discutindo as Perspectivas da Educação Física: Saúde, Esporte e Lazer na segunda edição em 2009, sob a coordenação do professor Francisco Gama da Silva e também dos professores Maria Lúcia Lira de Andrade e Marcos Antonio da Silva; e ainda, na terceira edição ocorrida em 2011 sob a coordenação das professoras Suênia de Lima Duarte e Maria Lúcia Lira de Andrade, e que discutiu a Pesquisa em Educação Física, tendo como produto final a elaboração de um livro com as principais abordagens no quesito Pesquisa. A presente temática, Mega Eventos esportivos, foi sugerida ainda em 2011 pelo professor Allysson Carvalho e permaneceu como uma lacuna a ser preenchida. O debate para a construção da nova proposta fez com que o assumíssemos como o mais adequado e pertinente para a atual edição, primeiro por oportunizar analisa-lo sob os mais diferentes aspectos, com profissionais e pesquisadores do mais alto gabarito, e também, por acreditarmos que é na academia que este tipo de discussão deve florescer.
Desta forma e ainda impregnados com o desejo de produzir com qualidade e apostar na proliferação das ideias, nos propusemos a realizar o evento e extrair dele alguns produtos como a publicação das falas em formato de livro/revista e os anais eletrônicos de forma a serem partilhadas tanto no âmbito universitário como na sociedade de uma maneira mais ampla.
Nossos objetivos com o presente evento são:
Geral:
Debater sob diferentes formas os Mega Eventos Esportivos no Brasil.
Específicos:
- Entender e analisar a emergência dos Mega Eventos Esportivos no Brasil;
- Compreender o significado da existência e realização dos Mega Eventos Esportivos para a área da Saúde, Educação, Educação Física, Esporte e lazer;
- Problematizar os impactos dos Mega Eventos Esportivos para o Turismo, Educação e Economia;
- Conhecer o papel das instituições no enfrentamento de questões como a realização e eventuais implicações dos Mega Eventos Esportivos;
- Analisar a recepção, diálogo e elaboração do conhecimento que implica a realização dos Mega Eventos Esportivos para discentes e docentes da Educação Física.
Para Participar Escreva-se AQUI.
Para Participar Escreva-se AQUI.
Nenhum comentário :
Postar um comentário