PM acompanha volta de Tibau para Mossoró, na manhã de hoje (13)
Andrey Ricardo / Da Redação
O Carnaval de 2013 foi considerado tranquilo pelas autoridades ligadas à segurança pública do Rio Grande do Norte. De todas as cidades que realizaram a festa momesca, apenas Macau registrou um assassinato.
As demais ocorrências foram consideradas normais pelo comando-geral da Polícia Militar norte-rio-grandense. A Polícia Rodoviária Federal também comemora a tranquilidade nas BRs do RN.
O comandante-geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, avaliou positivamente o resultado dos trabalhos realizados pela instituição nas cidades que mantiveram a festa momesca (muitas desistiram devido ao estado de calamidade, pela falta de água).
“Consideramos um Carnaval tranquilo. Não tivemos registros de crimes de maior gravidade em área de carnaval. Tivemos apenas um registro em Macau, onde um cidadão foi ferido à faca e veio a óbito. As demais ocorrências, em todas as áreas que havia festa, foram provocadas por excesso de consumo de álcool. Não houve nada fora do rotineiro”, avalia o comandante-geral da PM.
Só da área administrativa e de órgãos do estado, a PM do RN conseguiu mobilizar 800 policiais. Todos foram enviados às cidades do interior, que tiveram ainda seu efetivo reforçado com a escala dos policiais que estavam de folga. Todos, segundo Araújo, receberão diárias operacionais pelos dias que trabalharam durante as folgas.
A avaliação da Polícia Rodoviária Federal também é positiva, segundo o inspetor Roberto Palhano. Os registros referem-se ao período que compreende a meia noite da sexta-feira à mesma hora da terça.
O número de acidentes e de pessoas feridas nas BRs potiguares caiu consideravelmente. Em 2012, a PRF havia registrado 81 e 55, respectivamente. Neste ano, foram 46 acidentes e apenas 18 pessoas feridas. O número de mortos, no entanto, manteve-se igual: três casos.
“É uma avaliação positiva, altamente positiva em termos de fiscalização nas BRs. A intensificação do trabalho preventivo e a mudança na Lei Seca foram preponderantes para esses resultados. Só em termos empatado o número de mortes, de não ter aumentado, já nos deixa felizes. Se formos ver os acidentes e os feridos, temos ainda mais motivos para comemorar”, explica Palhano.
O balanço final da Operação Carnaval 2013 será divulgado hoje pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do RN, durante entrevista coletiva concedida na capital potiguar.
Jornal de Fato
Nenhum comentário :
Postar um comentário