quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Segurança ‘padrão Fifa': Carnaval no Rio Grande do Norte terá quase 7 mil policiais

Governo do RN apresentou plano de segurança na manhã desta quinta-feira.
Potiguares e turistas que irão passar o Carnaval no Rio Grande do Norte irão encontrar um efetivo de segurança que há muito tempo não se via no Estado. Somente de policiais militares serão nada menos do que 5.656 homens, que começarão a trabalhar já a partir desta sexta-feira (13). Se contarmos com mais 519 policiais civis e 153 homens do Corpo de Bombeiros por dia, a folia no RN contará com a segurança de quase 7 mil homens. Quantidade que se aproxima, em média, do trabalho realizado no Estado durante a Copa do Mundo de 2014.

Essas informações foram divulgadas nesta quinta-feira (11), pela a Secretaria de Segurança (Sesed) e fazem parte da operação “Carnaval Mais Seguro”.

Do total de PMs,  4.172 prestarão serviço na Grande Natal, enquanto 1.484 ficarão no interior do Estado. “Esse efetivo será dividido todos os dias. Na Grande Natal, por exemplo, teremos mais de 800 homens apenas no primeiro dia. Ainda teremos policiais da capital que irão reforçar o policiamento no interior, tudo para garantir um Carnaval tranquilo para a população”, destacou o coronel Araújo Lima, subcomandante geral da PM do RN.

Além da segurança nas cidades, uma das principais preocupações da Sesed é com o deslocamento dos foliões dentro dos municípios. Pensando nisso, o Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) também trabalhará reforçado. “Ao todo, o CPRE contará com 785 policiais militares, sendo 424 no interior do Estado. Estaremos realizando diversas abordagens, como a Blitz da Lei Seca, já que sabemos que o número de pessoas que bebem e depois dirigem durante o Carnaval aumenta bastante”, explicou Araújo Lima.

Uma das diferenças deste ano, além do alto número de militares que foram empregados na operação, é o fato de que as diárias operacionais para aqueles PMs que se voluntariaram para trabalhar durante o período já estão sendo pagas. “Isso faz com que o nosso policial trabalhe bem mais motivado. Nos outros anos tivemos alguns problemas nos pagamentos dessas diárias, mas agora a situação mudou. Claro que quando os PMs trabalham com o dinheiro já garantido, o retorno para a população é bem maior”, disse o coronel Ângelo Dantas, comandante geral da PM do RN.

A secretária de segurança do Estado, Kalina Leite, explicou que o dinheiro para o pagamentos das DOs já está garantido, mas algumas situações dependem de trâmites burocráticos. “Todos os dias estamos recebendo novos pedidos, com militares querendo trabalhar durante o Carnaval. Esperamos que até o final desta sexta-feira todos já estejam com o dinheiro na conta. Mas pode ser que meia dúzia não esteja com o dinheiro quando o Carnaval começar, o que será resolvido o mais rápido possível”.

Não só a PM foi beneficiada com o pagamento das diárias operacionais. Profissionais do Corpo de Bombeiros (CBMRN) também já receberam o valor. O CBMRN, inclusive, contará com um efetivo de 153 militares por dia durante o Carnaval, além de 39 viaturas, que atuarão na Região Metropolitana de Natal e no interior do Estado. A Operação Litoral Mais Seguro, que acontece desde dezembro, continuará acontecendo. São 43 guarda-vidas que estão atuando em 13 praias: Barra de Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Jenipabu, Redinha, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas, Praia de Areia Preta, Ponta Negra, Búzios, Camurupim, Praia da Barra (Tobai do Sul) e Praia do Amor (Tibau do Sul).

Em Natal a corporação manterá pontos bases em Ponta Negra, Rocas, Ribeira, Centro Histórico, Redinha e Curva do Buiu. “São pontos estratégicos, onde estarão concentradas a maior parte das festividades que irão acontecer na capital. Também teremos viaturas contra incêndios nesses locais”, frisou o coronel Otto Saraiva, comandante geral da PM no Estado.

Para a Operação Carnaval 2015, a Diretoria de Policiamento do Interior (DPCIN) contará com um efetivo de 385 policiais civis e a Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) terá 134, totalizando 519 entre agentes, escrivães e delegados. As delegacias de Assú, Apodi, Areia Branca e Tibau do Norte terão um reforço de policiais. Em Natal, as delegacias de plantão das zonas Sul e Norte funcionarão normalmente. Além delas, duas delegacias móveis serão fixadas em Pirangi (litoral Sul) e Muriú (litoral Norte).

Por fim, o Itep também divulgou que terá o efetivo reforçado já a partir desta sexta-feira. Serão 52 servidores trabalhando diariamente para atender as demandas nas três regionais: Natal, Mossoró e Caicó. Serão seis médicos odontologistas, 10 peritos e demais auxiliares, como necrotomistas, motoristas e fotógrafos. O município de Caicó vai receber um reforço maior e vai ter uma perícia completa (com perito, auxiliar e fotógrafo). “Sabemos que naquela região a movimentação durante o Carnaval é intensa. Queremos diminuir o tempo de resposta durante as ocorrências e também prevenir algumas situações”, comentou Odair de Souza, diretor do órgão.

Novas viaturas são entregues

Também nesta quinta-feira, o Governo confirmou o envio de 29 viaturas para cidades do interior do Estado. Inicialmente os municípios beneficiados são aqueles que estavam apresentando a maior necessidade. “Tínhamos municípios com viaturas quebradas e outras que já estavam em uma situação muito complicada. Por isso fizemos de tudo para conseguir entregar essas viaturas antes do Carnaval, para que essas cidades possam ter mais segurança durante o período”, explicou Kalina Leite.

Ao todo o Governo já conta com 50 viaturas novas, mas as outras 21 serão entregues gradativamente. As cidades onde ocorrerão as substituições imediatas de viaturas são: Poço Branco, São Miguel, Severiano Melo, Encanto, Assú, Ielmo Marinho, Taipu, Touros, Montanhas, Parelhas, Luiz Gomes, Serrinha dos Pintos, José da Penha, Antônio Martins, Carnaubais, São Rafael, Cerro Corá, Lagoa Nova, Coronel Ezequiel, Pureza, Jardim de Piranhas, Tenente Ananias, Lagoa de Pedras, Brejinho, Várzea, São Pedro, Nova Cruz, Santo Antônio e Ceará-Mirim. A renovação do contrato de locação de 200 veículos para Sesed custou cerca de R$ 7,1 milhões / ano.


JH

Nenhum comentário :