Mesmo em menor intensidade do que o que foi registrado no final de semana, as chuvas, na região do Oeste potiguar e no Seridó continuaram ocorrendo nesse início de semana.
Segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), teve ocorrências de chuvas, entre o último dia 22 e manhã do dia 23, em 30 dos 196 postos de medição pluviométricas nos 167 municípios do Estado. A previsão dos próprios meteorologistas da Emparn é de que a semana continue com tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuva.
Em diversos municípios da região Oeste do Estado, açudes de pequeno e médio porte, rios e cachoeiras se transforam em espetáculos para os moradores e visitantes.
Em Campo Grande, pelo menos dois açudes já atingiram seu limite máximo. Em Caraúbas, a situação também é semelhante. Já em Felipe Guerra a cachoeira do Roncador recebeu um grande volume de água e tem chamado a atenção das pessoas.
Mesmo cauteloso, Gilmar Bristot, responsável pelo setor de meteorologia da Emparn, acredita que a mudança no comportamento do clima no Atlântico Sul poderá ser mantida pelos próximos dias, melhorando as condições da temperatura e influenciando no comportamento do vento, que até então era muito forte de sudeste, e estava prejudicando a formação de chuva. “Precisamos ter cautela. Mas a gente precisa confirmar essa mudança de padrão, que nos últimos dias está condizente com a ocorrência de chuvas no interior. Podemos ter mais dias, favoráveis à ocorrência de chuvas. Pode ser que em algumas áreas mude o cenário, de um quadro seco passar para um quadro de abundância de água, com reservatórios cheios, como ocorreu em Janduís, Campo Grande, Mossoró e Serra Negra do Norte”, destaca.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário :
Postar um comentário