Felipe GibsonDo G1 RN
Obra de viaduto estaiado é considerada a mais complicada
(Foto: Riccardo Carvalho/Cena2 Produções)
(Foto: Riccardo Carvalho/Cena2 Produções)
Pelo menos três obras de mobilidade urbana anunciadas para a Copa do Mundo 2014 não ficarão prontas até o Mundial. Em Natal, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) confirmou o viaduto da avenida Lima e Silva, a drenagem nas áreas ao redor da Arena das Dunas e a adequação das calçadas da cidade como os projetos que estarão inacabados em junho. As demais obras, iniciadas em setembro e outubro do ano passado, continuam em andamento. Com trabalho em três turnos e reforço extra de operários, o município corre contra o tempo. "Estou confiante", afirma o titular da Semopi, Tomaz Neto.
Localizado ao lado da Arena das Dunas, o viaduto da avenida Lima e Silva estará isolado por tapumes durante a Copa do Mundo. De acordo com o secretário de Obras Públicas, o concreto usado na obra ainda estará "em cura", endurecendo para ganhar resistência, o que não permite a liberação da estrutura para o tráfego. "Nem que ficasse pronto funcionaria, pois a área em frente à Arena das Dunas ficará liberada para o trânsito de pessoas", explica. A expectativa é que a obra funcione logo após o término da Copa. O viaduto de 130 metros inicia na avenida Lima e Silva e termina na marginal da BR-101.
Já o túnel de drenagem teve o cronograma refeito em decorrência da necessidade de rebaixamento do lençol freático nos trechos onde o serviço está sendo executado. "Na escavação dos poços, percebemos a fuga de areia junto à água e a obra foi paralisada. O lençol freático será rebaixado para darmos seguimento", conta Tomaz Neto. Prevista para maio, a obra agora está agendada para ser entregue em julho.
Com um drone, o G1 produziu imagens aéreas das obras no dia 8 deste mês
(veja o vídeo abaixo).
As obras do túnel de drenagem da Arena das Dunas passam pelas avenidas Capitão-mor Gouveia, Jerônimo Câmara, e envolvem as lagoas de captação de São Conrado, de Cidade da Esperança e duas lagoas do Centro Administrativo. Apesar do atraso, o secretário garantiu que a drenagem da arena não será prejudicada. "As duas lagoas de drenagem do Centro Administrativo terão a capacidade duplicada, suficiente para garantir a boa situação do estádio", disse.
A outra obra que teve o atraso confirmado pela Semopi é a construção de 55 quilômetros de calçadas com acessibilidade e 300 abrigos de ônibus. Quando foi lançado, o projeto estava previsto para antes do Mundial, no entanto a entrega só deve acontecer em dezembro deste ano. Tomaz Neto justifica que os problemas de invasões de calçadas por parte de proprietários de imóveis podem demandar tempo para serem resolvidos. "As calçadas possuem jardineiras, ligações clandestinas por baixo, rampas de garagem. Vai haver muito conflito em função disso. Algumas questões só serão resolvidas judicialmente", afirma.
Chuvas podem atrapalhar
Fora o viaduto da avenida Lima e Silva, a Semopi garante que todos os seis túneis e o outro viaduto incluídos no lote 2 da mobilidade urbana estarão prontos, assim como o sistema binário das avenidas Capitão mor-Gouveia e Jerônimo Câmara, obra do lote 1. A única possibilidade de atraso, segundo o secretário Tomaz Neto, é a ocorrência de chuvas por pelo menos cinco dias seguidos.
"Tudo está rigorosamente em dia. Para amenizar o problema das chuvas estamos alugando tendas para cobrir os canteiros de obras. Assim teremos condição concretar vigas e lajes mesmo chovendo", afirma. O titular da Semopi acrescenta que a quantidade de operários trabalhando na obra foi aumentada. "O projeto previa 850 funcionários, mas estamos com 1.260", detalha. O regime de trabalho também sofreu alteração, com o turno noturno sendo antecipado desde janeiro. "E é sempre bom lembrar que essas obras serão um legado para Natal, uma vez que vão melhorar o trânsito na cidade", completou.
Enquanto todas as obras de mobilidade acontecem simultaneamente, o trânsito tem ficado complicado. Os desvios provocados pelos canteiros obrigam motoristas a buscarem vias alternativas, porém a população não tem conseguido escapar dos congestionamentos. "Está insuportável. Preciso sair meia hora antes do que o habitual para não ficar preso no trânsito", afirma o militar reformado Clézio José, que usa a BR-101 para chegar em casa, no bairro Nova Parnamirim. O professor Rubens Barreto Ramos é crítico das obras.
Na avenida Prudente de Morais, uma das principais vias da capital potiguar, os motoristas precisam ter paciência nas imediações da Arena das Dunas, onde está sendo construído um viaduto estaiado. "Está ficando cada dia pior. Os desvios mudam com frequência e não sabemos por onde ir", reclama o empresário José Carlos Morais.
A obra do viaduto estaiado é a que mais preocupa o secretário de Obras Públicas. "É a mais complicada. Quando deixamos de fazer algo, temos que compensar no dia seguinte", conta. Segundo Tomaz Neto, dois terços do vão central do viaduto estão concretados. Já os pilares centrais, que receberam os estaios de sustentação da estrutura, atingiram mais de 20 metros de altura. Quando a obra estiver concluída, os pilares terão 36 metros.
Quanto aos seis túneis espalhados pelo entorno da arena, pelo menos três tiveram as escavações iniciadas. As estruturas ficarão na avenida Romualdo Galvão no sentido da BR-101; na avenida Lima e Silva em direção a rua São José; na avenida Lima e Silva para a Prudente de Morais no sentido do bairro Candelária; na avenida Jerônimo Câmara; na avenida Capitão mor-Gouveia; e no cruzamento da rua Raimundo Chaves.
Ainda serão construídas duas passarelas, uma para próxima ao viaduto da Prudente de Morais, e outra na avenida Lima e Silva próxima à sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
As obras do sistema binário das avenidas Capitão-mor Gouveia e Jerônimo Câmara também estão com o cronograma mantido. A Semopi registrou problemas relacionados ao rompimento de tubulações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) provocados por equipamentos usados nas obras. O problema causou desabastecimento em alguns bairros da zona Oeste da capital potiguar.
"Não vimos uma adutora de 400 milímetros na rua São José. Não fomos informados pela Caern. O que era mais difícil da obra era a parte de drenagem. Foi construído um túnel de 9 metros de profundidade em direção à uma das lagoas do Centro Administrativo. A obra vai ficar 100% pronta antes da Copa", diz o secretário.
Maquete eletrônica mostra como ficará viaduto estaiado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)
Nenhum comentário :
Postar um comentário