terça-feira, 5 de março de 2013

Comerciantes de produtos e alimentos no centro de Natal terão 15 dias para desocupar área


Ambulantes recebem prazo para deixar locais onde atuam  Ambulantes recebem prazo para deixar locais onde atuamNATAL - Adequar os espaços para uso dos comerciantes informais e ao mesmo tempo assegurar a livre circulação de pedestres. Essa é a proposta da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que começou a notificar os trabalhadores que comercializam produtos e alimentos no centro da cidade.
De acordo com o documento entregue pelos fiscais pela Semsur, os ambulantes terão um prazo de 15 dias, a contar de ontem, 4, para desocupar, momentaneamente, as áreas das calçadas, ruas e avenidas da Cidade Alta.
A desocupação será necessária para a realização de um estudo de área, que será realizado pelo setor de fiscalização da secretaria.
Durante esta quinzena, os ambulantes poderão desenvolver as atividades normalmente, e passado este prazo, a Secretaria Serviços Urbanos inicia o levantamento para estabelecer o reordenamento das áreas públicas. O planejamento definirá espaços específicos para a utilização dos comerciantes.
Segundo Sérgio Simonetti, diretor de concessões, autorização e fiscalização da Semsur, os fiscais estão nas ruas observando onde acontecem as ocupações, já que a Prefeitura do Natal não expede licenças para ambulantes há muito tempo.
"O número de ambulantes cresceu muito nos últimos anos, e é preciso atualizar estes dados. A secretaria identificará, por meio de um censo, quem são estes trabalhadores, qual atividade e tipo de produto que eles estão comercializando, para em seguida liberar as licenças", disse.


O diretor ainda ressaltou que a atividade informal é tradicional no centro da cidade, mas é preciso observar que as áreas ocupadas pertencem aos pedestres e veículos. "Nós não queremos prejudicar ninguém. Faremos de tudo para chegar ao consenso e readequar o Centro de Natal, assim como já foi realizado na região próxima ao Midway", completou.

Nenhum comentário :